SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número19O trabalho da ilusão: produção, consumo e subjetividade na sociedade contemporâneaNotas sobre a dicotomia corpo-psique índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Interações

versión impresa ISSN 1413-2907

Resumen

LEJARRAGA, Ana Lila. Sobre a ternura, noção esquecida. Interações [online]. 2005, vol.10, n.19, pp. 87-102. ISSN 1413-2907.

A proposta deste trabalho é reformular a noção de ternura, com o intuito de refletir sobre as relações amorosas contemporâneas. Mostrando os impasses da concepção freudiana da ternura como pulsão sexual de alvo inibido, o estudo resgata a faceta mais originária da ternura, apontada por Freud em 1912. Essa outra dimensão da ternura, que remete à necessidade infantil de ser amado, cuidado e considerado, é explorada com base nas contribuições de Ferenczi, Balint e Winnicott. Levanta-se a hipótese da ternura ser uma forma de identificação, que pode ser chamada de identificação terna, em que uma parte do eu se identifica com a condição desvalida e dependente do outro. Finalmente, articula-se a necessidade infantil de ternura com o estado de desamparo, interpretando-se a necessidade do homem de ser amado, devido a sua condição desamparada, como necessidade de ternura, ou seja, de ser reconhecido e considerado por um outro.

Palabras clave : Ternura; Pulsão; Amor; Amor romântico; Desamparo; Identificação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )