SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número20Notas sobre o discurso perversoContribuições do referencial das habilidades sociais para uma abordagem sistêmica na compreensão do processo de ensino-aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interações

versão impressa ISSN 1413-2907

Resumo

RIGUINI, Renata Damiano. Um caso e uma clínica: a proposta da psicanális e em um caso de esquizofrenia. Interações [online]. 2005, vol.10, n.20, pp. 45-56. ISSN 1413-2907.

Este artigo é fruto de uma prática em um serviço de Saúde Mental substitutivo aos manicômios. Neste espaço a discussão se faz em torno de um caso de esquizofrenia hebefrênica dita crônica de um paciente, que já se instaurara no desalinho de sua psicose, tendo muitas vezes sido tratado como um animal. Assim, a proposta aqui apresentada é de uma clínica possível com esse tipo de pacientes: que não têm hora marcada para ir ao consultório, não têm endereço para suas produções delirantes, enfim não têm quase nada. Articulando a psicanálise ao caso em questão, este trabalho é uma prática acompanhada da teoria que lhe sustenta, e desta forma, traz questões e contribuições aos que aí se aventuram.

Palavras-chave : Psicanálise; Psicose; Esquizofrenia; Tratamento; Instituição.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )