SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número20Um caso e uma clínica: a proposta da psicanális e em um caso de esquizofreniaMemória, registro e subjetividade: escritas de professoras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Interações

versión impresa ISSN 1413-2907

Resumen

DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira; FERNANDES PAIVA, Mirella Lopez Martini  y  DEL PRETTE, Almir. Contribuições do referencial das habilidades sociais para uma abordagem sistêmica na compreensão do processo de ensino-aprendizagem. Interações [online]. 2005, vol.10, n.20, pp. 57-72. ISSN 1413-2907.

No presente trabalho são examinadas algumas explicações para o fracasso escolar em nosso meio, defendendo, em linhas gerais, a proposta de uma abordagem sistêmica sobre o processo e os produtos da educação escolar, mesmo quando focalizando, como ponto crítico, as relações professor-aluno. Em seguida apresenta conceitos sobre relações interpessoais e habilidades sociais, defendidos como compatíveis com essa visão sistêmica e aplicados à análise e intervenção sobre as relações professor-aluno. Ao final discute algumas implicações dessa proposta para a pesquisa e a prática educacional. Embora ainda exploratória e não isenta de desafios, possibilita uma compreensão ampla do processo de ensino-aprendizagem e oferece subsídios para uma prática docente mais eficaz.

Palabras clave : Abordagem sistêmica; Educação escolar; Relações professor-aluno; Relações interpessoais; Habilidades sociais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )