SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número20Fragmentos da vida: representações sociais de doação de órgãos para transplantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interações

versão impressa ISSN 1413-2907

Resumo

SANCHES PERES, Rodrigo  e  SANTOS, Manoel Antônio dos. Considerações gerais e orientações práticas acerca do emprego de estudos de caso na pesquisa científica em psicologia. Interações [online]. 2005, vol.10, n.20, pp. 109-126. ISSN 1413-2907.

Os estudos de caso vêm sendo cada vez mais empregados como estratégia metodológica na pesquisa em Psicologia e, em um sentido mais amplo, nas ciências humanas e sociais em geral. Paradoxalmente, contudo, a maioria dos manuais de metodologia científica especializados dedica maior atenção a outras estratégias de pesquisa. Assim sendo, elaborou-se o presente artigo com dois objetivos básicos, a saber: a) apresentar considerações gerais acerca da utilização de estudos de caso em trabalhos científicos; e b) delinear algumas orientações práticas para o planejamento e a execução de estudos de caso em Psicologia.

Palavras-chave : Estudo de caso; Metodologia científica; Pesquisa científica; Psicologia; Abordagens qualitativas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )