SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número21A função da obra na estabilização psicótica: análise do caso do Profeta GentilezaOs paradoxos da fantasia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interações

versão impressa ISSN 1413-2907

Resumo

PEIXOTO JUNIOR, Carlos Augusto. Trauma, vida nua e estado de exceção: notas sobre clínica e política. Interações [online]. 2006, vol.11, n.21, pp. 57-78. ISSN 1413-2907.

O artigo tem como objetivo principal refletir sobre algumas relações possíveis entre clínica e política. Neste sentido, partimos primeiramente da análise das concepções ferenczianas a propósito do trauma, cotejando-as de forma concisa com o modelo freudiano. Em seguida, passamos a discussão dos conceitos de vida nua e estado de exceção, tal como abordados por Giorgio Agamben, supondo que eles possam servir de paradigma para pensar os aspectos traumáticos da política contemporânea. Por último, procuramos avaliar a incidência destas experiências traumáticas considerando o modo de produção de subjetividade vigente no mundo atual, buscando ainda refletir sobre os seus aspectos clínicos na prática psicanalítica cotidiana. Abordando esta ultima por um viés político acreditamos ser possível analisar o sofrimento contemporâneo como uma forma de resistência às estratégias do poder, fundadas prioritariamente na serialização das subjetividades.

Palavras-chave : Trauma; Vida; Clínica; Política; Subjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )