SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número21Os paradoxos da fantasiaA dialética da inclusão/exclusão e o trabalho feminino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interações

versão impressa ISSN 1413-2907

Resumo

MASSIMI, Marina. Sermões quaresmais e conhecimento de si mesmo. Interações [online]. 2006, vol.11, n.21, pp. 97-120. ISSN 1413-2907.

O estudo da oratória sagrada no Brasil colonial é um campo heurístico de grande interesse para a história cultural, sendo os sermões uma importante fonte de transmissão doutrinária e de modelos de comportamento numa sociedade na qual a palavra era a modalidade comum de transmissão do conhecimento. Este artigo aponta para a importância e a finalidade da pregação quaresmal no contexto do Brasil colonial dos séculos XVII à XVIII. O artigo mostra entre as funções assumidas por esta prática, a de contribuir ao auto -conhecimento e à reforma dos costumes dos ouvintes e dos pregadores.

Palavras-chave : História das idéias psicológicas; Conhecimento e dinamismo psíquico; Pregação; História da psicologia; Psicologia e cultura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )