SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número21Sermões quaresmais e conhecimento de si mesmoBrincadeira e práticas educativas familiares: um estudo com famílias de baixa renda índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Interações

versión impresa ISSN 1413-2907

Resumen

MARIA FERNANDA, Diogo  y  COUTINHO, Maria Chalfin. A dialética da inclusão/exclusão e o trabalho feminino. Interações [online]. 2006, vol.11, n.21, pp. 121-142. ISSN 1413-2907.

Tendo como base a concepção de que o sujeito se constitui de maneira histórico-dialética, discutiremos neste artigo as categorias trabalho e gênero, articulando-as à dialética da inclusão/exclusão. Diante das atuais mudanças no mundo do trabalho, em um cenário dominado pelo desemprego, subemprego e precarização, inúmeros/as trabalhadores/as foram excluídos/as do círculo produtivo. As mulheres pertencem a uma categoria chave para este estudo, pois algumas especificidades limitam, desvalorizam e desqualificam sua inserção no mercado de trabalho. A nova ordem econômica não propiciou igualdade de condições entre os gêneros. Ao contrário, reforçou hierarquias, desigualdades e assimetrias. Este artigo propõe-se discutir os mecanismos de inclusão e exclusão que enredam as trabalhadoras e como se processam historicamente as regras de dominação de gênero produzidas e reproduzidas nas várias instâncias sociais. Desnaturalizar estas tramas pode possibilitar às mulheres conquistar poder de ação e representação para questionarem o lugar social que ocupam.

Palabras clave : Trabalho; Gênero; Trabalho feminino; Dialética da inclusão/exclusão; Reconfiguração do mercado de trabalho.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )