SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Desenvolvimento moral pró-social: Semelhanças e diferenças entre os modelos teóricos de Eisenberg e KohlbergAvaliação do raciocínio verbal em estudantes do 2º grau índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

COSTA JUNIOR, Áderson Luiz  e  ZANNON, Célia Maria L. da Costa. Desnutrição e desenvolvimento comportamental: questões metodológicas. Estud. psicol. (Natal) [online]. 1997, vol.2, n.2, pp. 263-276. ISSN 1413-294X.

Este texto, de caráter introdutório, examina criticamente a relação entre desnutrição e desenvolvimento comportamental na infância, discutindo aspectos metodológicos envolvidos no estudo dessa relação. São apontadas implicações de resultados de estudos psicométricos e epidemiológicos em que se utilizam escalas cognitivas e avaliações estatísticas mais comuns. Ressalta-se a importância de tecnologia comportamental para a análise funcional do desenvolvimento de crianças desnutridas, e para o esclarecimento dos efeitos de intervenções ambientais que visam a promoção de condições favoráveis ao desenvolvimento comportamental.

Palavras-chave : Desnutrição; Comportamento; Desenvolvimento da criança; Avaliação do desenvolvimento; Tecnologia comportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License