SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1A percepção da profundidade ou relevo da máscara côncava e convexa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

MENEZES, Carolina Baptista et al. Gênero e a capacidade de identificação de emoções expressas pela face. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2017, vol.22, n.1, pp. 1-9. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20170001.

A habilidade de reconhecer emoções é um mecanismo sociocognitivo fundamental à vida humana. Este estudo comparou 114 mulheres e 104 homens na identificação de emoções básicas no teste de reconhecimento facial, adaptado e validado para o contexto brasileiro. Investigou-se, também, se a diferença de gênero no reconhecimento das emoções poderia variar conforme o tempo de exposição. As mulheres foram melhores na detecção das expressões faciais, mas uma interação sugeriu que a superioridade foi particularmente observada nas emoções de raiva, nojo e surpresa; esses resultados não alteraram conforme idade e tempo de exposição. Entretanto, independentemente do sexo, a acurácia total melhorou conforme aumentou o tempo de apresentação, sendo que apenas o reconhecimento de medo e raiva diferiu entre os tempos de apresentação. Assim, além de apoiar a hipótese da superioridade do sexo feminino em reconhecer expressões faciais emocionais, o reconhecimento das emoções faciais também depende do tempo disponível para conseguir identificá-las.

Palavras-chave : expressão facial; emoção; gênero; tempo de exposição.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License