SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Gênero e a capacidade de identificação de emoções expressas pela faceHabilidades sociais e comportamento social não verbal: Implicações para a aceitação e rejeição na universidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

SANTOS, Esther Sampaio et al. A percepção da profundidade ou relevo da máscara côncava e convexa. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2017, vol.22, n.1, pp. 10-16. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20170002.

Investigou-se a percepção monocular da profundidade ou relevo de máscaras policromadas objetivas côncava e convexa. Participaram do estudo 40 estudantes, que julgaram a profundidade ou relevo da máscara côncava e da máscara convexa. Mais da metade dos observadores, 67%, realizaram ou tenderam a realizar a inversão monocular da profundidade. Quando solicitados a avaliar em centímetros a distância da ponta do nariz da máscara à sua base, as maiores extensões foram designadas à máscara convexa, comparativamente à côncava. Porém, a inversão visual da profundidade de concavidades não foi afetada pela posição de apresentação das máscaras (vertical ou invertida) ou pela direção da fonte de iluminação incidente sobre elas (de cima ou por baixo). Os resultados confirmam que, na percepção de faces, o processo de alta ordem se sobrepõe ao processo de baixa ordem e que a ilusão da máscara côncava é um instrumento eficaz na verificação da percepção de profundidade.

Palavras-chave : percepção visual; percepção de profundidade; máscaras faciais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License