SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Habilidades sociais e comportamento social não verbal: Implicações para a aceitação e rejeição na universidadePráticas corporais e desinstitucionalização em saúde mental: Desafios e possibilidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

AIM, Marie-Anastasie; GOUSSE, Véronique; APOSTOLIDIS, Thémistoklis  e  DANY, Lionel. O estudo das representações sociais entre crianças e adolescentes: Lições de uma revisão de literatura. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2017, vol.22, n.1, pp. 28-38. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20170004.

Foi realizada uma revisão da literatura existente sobre o estudo das representações sociais (RSs; Moscovici, 1961/1976) em crianças e adolescentes com a finalidade de apresentar propostas teóricas e metodológicas para o estudo do desenvolvimento das RSs, e de apontar futuras direções. Realizada a partir da base de dados PsycINFO (até setembro 2016) esta revisão incluiu 60 trabalhos. Enquanto a maior parte dos trabalhos analisados não menciona as suas implicações teóricas e/ou metodológicas (41,7%), outras contribuições salientam a necessidade de se considerar: (a) o papel ativo das crianças/adolescentes, assim como as suas interações sociais na elaboração de RSs; (b) a relevância de se estudar as RSs destas populações para o desenvolvimento da teoria das RSs; (c) a expressão das RSs nas ações cotidianas de crianças; (d) o uso de métodos adaptados à população de crianças/adolescentes e (e) a relação entre a psicologia do desenvolvimento e a teoria das RSs.

Palavras-chave : crianças; adolescentes; representações sociais; revisão de literatura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License