SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1The study of social representations in children and adolescents: Lessons from a review of the literatureFrom reception to triage: Care of suicide attempts in hospital emergencies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294XOn-line version ISSN 1678-4669

Abstract

AMORIM, Ana Karenina de Melo Arraes et al. Práticas corporais e desinstitucionalização em saúde mental: Desafios e possibilidades. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2017, vol.22, n.1, pp. 39-49. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20170005.

O presente artigo trata do recorte de uma pesquisa que objetivou investigar as práticas voltadas para o processo de desinstitucionalização realizadas em um hospital psiquiátrico de uma cidade do nordeste brasileiro, focalizando no corpo e nas práticas corporais como recurso. Para tanto, foram realizadas 30 entrevistas e 07 oficinas de práticas corporais com profissionais envolvidos e foram analisadas como essas práticas corporais poderiam contribuir para o trabalho de desinstitucionalização dos moradores do hospital. Como resultados, evidencia-se e discute-se a importância de que sejam realizadas atividades intra e extramuros do hospital que considerem as marcas da institucionalização nos corpos, tanto dos moradores, como dos profissionais que os acompanham, de modo a potencializar a desinstitucionalização em sentido amplo e a construção da autonomia dos atores envolvidos e do cuidado em liberdade.

Keywords : corpo; desinstitucionalização; saúde mental; hospital psiquiátrico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License