SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1O estudo das representações sociais entre crianças e adolescentes: Lições de uma revisão de literaturaDo acolhimento ao encaminhamento: O atendimento às tentativas de suicídio nos contextos hospitalares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

AMORIM, Ana Karenina de Melo Arraes et al. Práticas corporais e desinstitucionalização em saúde mental: Desafios e possibilidades. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2017, vol.22, n.1, pp. 39-49. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20170005.

O presente artigo trata do recorte de uma pesquisa que objetivou investigar as práticas voltadas para o processo de desinstitucionalização realizadas em um hospital psiquiátrico de uma cidade do nordeste brasileiro, focalizando no corpo e nas práticas corporais como recurso. Para tanto, foram realizadas 30 entrevistas e 07 oficinas de práticas corporais com profissionais envolvidos e foram analisadas como essas práticas corporais poderiam contribuir para o trabalho de desinstitucionalização dos moradores do hospital. Como resultados, evidencia-se e discute-se a importância de que sejam realizadas atividades intra e extramuros do hospital que considerem as marcas da institucionalização nos corpos, tanto dos moradores, como dos profissionais que os acompanham, de modo a potencializar a desinstitucionalização em sentido amplo e a construção da autonomia dos atores envolvidos e do cuidado em liberdade.

Palavras-chave : corpo; desinstitucionalização; saúde mental; hospital psiquiátrico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License