SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Práticas corporais e desinstitucionalização em saúde mental: Desafios e possibilidadesHabilitação psicossocial de pessoas em sofrimento psíquico: Um trabalho com produção de blog índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

FREITAS, Ana Paula Araújo de  e  BORGES, Lucienne Martins. Do acolhimento ao encaminhamento: O atendimento às tentativas de suicídio nos contextos hospitalares. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2017, vol.22, n.1, pp. 50-60. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20170006.

Este estudo teve como objetivo investigar o acolhimento, o atendimento e os encaminhamentos feitos aos usuários atendidos por tentativa de suicídio, em duas urgências e duas emergências hospitalares de um município do Sul do Brasil. De caráter qualitativo, foram entrevistados 16 profissionais de saúde de nível superior, de diferentes categorias profissionais. Os resultados mostraram o predomínio do atendimento ao sexo feminino, as intoxicações como método mais frequente e o uso da tentativa de suicídio como forma de chamar a atenção. Ainda, evidenciou-se a existência de protocolos mínimos de atendimento, que, contudo, apresentam dificuldades nos encaminhamentos pós-alta para a rede de saúde. Ressalta-se, assim, a necessidade de capacitação dos profissionais para lidar com esta demanda bem como de melhor articulação do Sistema de Saúde e outras políticas para acolher os usuários após sua alta.

Palavras-chave : tentativa de suicídio e contexto hospitalar; saúde pública; dor psíquica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License