SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Do acolhimento ao encaminhamento: O atendimento às tentativas de suicídio nos contextos hospitalaresSaúde mental e gênero: O perfil sociodemográfico de pacientes em um centro de atenção psicossocial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

BITTENCOURT, Ivanise Gomes de Souza  e  FRANCISCO, Deise Juliana. Habilitação psicossocial de pessoas em sofrimento psíquico: Um trabalho com produção de blog. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2017, vol.22, n.1, pp. 61-67. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20170007.

A intervenção na saúde mental tem construído trabalhos sintonizados com autonomia e escuta dos sujeitos. Neste relato de experiência profissional discutem-se oficinas terapêuticas informatizadas, com o objetivo de analisar a produção em blog quanto ao seu potencial de habilitação psicossocial. Foram realizadas 12 oficinas em um Centro de Atenção Psicossocial de Maceió com quatro usuários. Analisou-se as postagens no blog e entrevistas com usuários, sendo construídas categorias, a partir da análise de conteúdo: aprendizagem, domínio dos recursos tecnológicos e avaliação da oficina. Como resultados, aponta-se que a produção em blog proporcionou aprendizagem de recursos, progressos na comunicação e interação.

Palavras-chave : saúde mental; habilitação psicossocial; tecnologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License