SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Habilitação psicossocial de pessoas em sofrimento psíquico: Um trabalho com produção de blogAutonomias errantes: Processos de autonomização em saúde mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

CAMPOS, Ioneide de Oliveira; RAMALHO, Walter Massa  e  ZANELLO, Valeska. Saúde mental e gênero: O perfil sociodemográfico de pacientes em um centro de atenção psicossocial. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2017, vol.22, n.1, pp. 68-77. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20170008.

Os Centros de Atenção Psicossocial são considerados serviços de saúde mental inovadores no contexto das políticas públicas brasileiras. Objetivamos nesse estudo caracterizar, comparar e analisar o perfil sociodemográfico entre mulheres e homens de um CAPS II, com base na perspectiva de gênero. Estudo transversal, de abordagem quantiqualitativa, com produção de dados por análise de prontuários de mulheres e homens. Os resultados demonstraram significativa presença feminina nesse serviço e evidenciaram características comuns entre os sexos, como baixos níveis de renda e escolarização, além de ocupações predominantemente baseadas nas diferenças de gênero. Reforçam, ainda, as desigualdades sociais e a precariedade da categoria "trabalho" na vida dos usuários/as, bem como a necessidade de projetos que valorizem a economia solidária como alternativa de trabalho e geração de renda. Investimentos em políticas públicas transversais, especialmente na educação permanente de profissionais da equipe de saúde mental, em uma perspectiva de gênero, também se mostraram necessários.

Palavras-chave : saúde mental; mulheres; gênero; condições sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License