SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Saúde mental e gênero: O perfil sociodemográfico de pacientes em um centro de atenção psicossocialCapital psicológico e regulação emocional no trabalho: O papel mediador da satisfação no trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

ZAMBILLO, Marciana  e  PALOMBINI, Analice de Lima. Autonomias errantes: Processos de autonomização em saúde mental. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2017, vol.22, n.1, pp. 78-88. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20170009.

No Brasil, o campo da saúde, em especial a saúde mental, adota o conceito de 'autonomia' e o explicita em grande parte de suas políticas públicas. Não há, no entanto, descrição ou problematização do termo, o que pressupõe um entendimento a priori, naturalizado. O objetivo deste artigo é abordar a ideia de autonomia pelos vieses conceitual e performático. Como conceito, o termo é problematizado e atualizado à luz de teorias contemporâneas, as quais são contrapostas brevemente às conceituações hegemônicas na história da filosofia. Como performance, ele se relaciona à experiência de uma viagem à Montreal-CA, que durou quinze dias e ocorreu em novembro de 2013. Dez pessoas participaram dessa viagem, entre eles usuários de saúde mental, familiares e discentes das universidades envolvidas na pesquisa. Utiliza-se a metodologia cartográfica para produção e análise dos dados. Consideram-se todos os participantes como pesquisadores, na tentativa de dissolver os lugares de sujeitos de pesquisa e pesquisador, valorizando a experiência.

Palavras-chave : autonomia; saúde mental; cartografia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License