SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Autonomias errantes: Processos de autonomização em saúde mentalPrograma de prevenção para manejo de estresse e Síndrome de Burnout para bombeiros: Relato de experiência de uma intervenção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

SALESSI, Solana  e  OMAR, Alicia. Capital psicológico e regulação emocional no trabalho: O papel mediador da satisfação no trabalho. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2017, vol.22, n.1, pp. 89-98. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20170010.

O objetivo deste trabalho foi analisar o impacto da satisfação no trabalho sobre a relação entre capital psicológico dos trabalhadores e as estratégias que eles usam para regular as emoções. A verificação empírica foi realizada em uma amostra de 386 trabalhadores argentinos de empresas de serviços. Diferentes hipóteses sobre as relações diretas e indiretas entre as variáveis estudadas foram levantadas, as que foram testadas por análise de correlação e de equações estruturais. Os resultados mostraram que a satisfação no trabalho funciona como um mediador completo. Isso significa que toda a variação da relação entre o capital psicológico e estratégias de regulação emocionais depende da satisfação dos trabalhadores. Tais resultados são discutidos. Os pontos fortes e limitações do estudo são identificados. Diretrizes para futuros estudos são sugeridos.

Palavras-chave : regulação emocional; satisfação no trabalho; capital psicológico; psicologia organizacional.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License