SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Capital psicológico e regulação emocional no trabalho: O papel mediador da satisfação no trabalhoFamília matrifocal: A experiência das crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

MELO, Lucia Petrucci de  e  CARLOTTO, Mary Sandra. Programa de prevenção para manejo de estresse e Síndrome de Burnout para bombeiros: Relato de experiência de uma intervenção. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2017, vol.22, n.1, pp. 99-108. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20170011.

Este artigo relata a experiência de uma intervenção cujo objetivo foi apresentar uma proposta de programa de prevenção para manejo de estresse e Síndrome de Burnout a profissionais bombeiros. O programa, com três meses de duração, periodicidade quinzenal foi estruturado em cinco sessões. São apresentados os objetivos de trabalho de cada sessão, bem como os procedimentos e técnicas utilizados. O programa possibilitou aos participantes lidarem melhor com os estressores laborais. Estudos dessa modalidade de intervenção permitem aos profissionais desenvolverem novas habilidades e que estas sejam conectadas com o seu trabalho.

Palavras-chave : burnout; estresse profissional; intervenção; bombeiros.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License