SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Programa de prevenção para manejo de estresse e Síndrome de Burnout para bombeiros: Relato de experiência de uma intervenção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

BARBOSA, Jacira da Silva  e  SAMPAIO, Sonia Maria Rocha. Família matrifocal: A experiência das crianças. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2017, vol.22, n.1, pp. 109-119. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20170012.

As crianças, como sujeitos e membros que compõem a família, sofrem conseqüências provenientes das mudanças que afetam a estrutura e a dinâmica das relações familiares. Interessado nessas mudanças, o presente estudo objetivou investigar a forma como as crianças de famílias matrifocais pobres vivenciam esta realidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, ancorada na Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner e que considerou as crianças como atores sociais plenos e ativos. Foram realizadas entrevistas e aplicado, entre crianças atendidas numa instituição de serviços psicoterapêuticos, o instrumento Desenho de Família com Estórias (DF-E). Os resultados indicam uma distância entre a representação simbólica da família e a situação vivida pelas crianças e expõe as diversas dificuldades vivenciadas por esta forma singular de configuração familiar.

Palavras-chave : crianças; família; parentalidade; desenvolvimento humano.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License