SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Psychometric examination of a Brazilian adaptation of the Expressions of Spirituality Inventory - Revised author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294XOn-line version ISSN 1678-4669

Abstract

MEDEIROS, Mayara Wenice Alves de; HATTORI, Wallisen Tadashi  and  YAMAMOTO, Maria Emília. Sintomatologia do transtorno da conduta e razões para agir pró-socialmente: Uma leitura através das teorias evolucionistas. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2017, vol.22, n.2, pp. 121-131. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20170013.

Baseado nas teorias evolucionistas, este estudo analisa as justificativas de partilha e de retenção, assim como a associação dessas justificativas com a faixa etária e a presença ou ausência de sintomatologia do transtorno da conduta em crianças. Para isso, as crianças passaram por uma atividade pró-social, na qual decidiam se gostariam de partilhar ou não com seu melhor amigo de classe. Por fim, o experimentador solicitava para que elas explicassem as razões de sua decisão. Os resultados mostraram que as crianças consideraram fatores como: probabilidade de reciprocidade, custo da partilha, benefício para o receptor, justificativas morais e parentesco. Além disso, o grupo com a sintomatologia do transtorno da conduta mostrou uma relação muito fraca com respostas relacionadas a questões sociais e as crianças mais jovens, comparadas as mais velhas, atribuíram maior custo para partilhar os objetos. As justificativas dadas pelas crianças respaldam as teorias evolucionistas sobre cooperação, altruísmo e generosidade.

Keywords : altruísmo; comportamento antissocial; distúrbios do comportamento; psicologia evolucionista; comportamento pró-social.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License