SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Sintomatologia do transtorno da conduta e razões para agir pró-socialmente: Uma leitura através das teorias evolucionistasDos modelos às políticas: O papel da representação nas Ciências Cognitivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

SILVA, Leonardo Xavier de Lima e; MACDONALD, Douglas A.; CUNHA, Djailton Pereira da  e  FERREIRA, Aurino Lima. Exame das propriedades psicométricas de uma adaptação brasileira do Expressions of Spirituality Inventory - Revised. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2017, vol.22, n.2, pp. 132-143. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20170014.

Utilizando uma amostra de 493 adultos, a presente investigação examinou as propriedades psicométricas de uma adaptação brasileira do Expressions of Spirituality Inventory- Revised (ESI-R; MacDonald 2000a), um teste empiricamente derivado de um modelo de espiritualidade de cinco fatores que tem se mostrado promissor para a pesquisa transcultural. Análises de fidedignidade indicaram que as dimensões do ESI-R produziram coeficientes satisfatórios de consistência inter-item. As análises fatoriais exploratórias apresentaram resultados gerais favoráveis à replicabilidade das cinco dimensões. As análises fatoriais confirmatórias, testando dois modelos fatoriais concorrentes (quatro versus cinco fatores), proveram algum suporte para ambos os modelos. Apesar disso, o modelo de cinco fatores emergiu como superior. Evidências para as validades convergente e discriminante do ESI-R também foram encontradas. No geral, os achados deste estudo são consistentes com aqueles observados em amostras de outras culturas e sugerem que o ESI-R se mostra promissor para o uso na pesquisa em espiritualidade no Brasil.

Palavras-chave : espiritualidade; avaliação; psicometria; transcultural.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License