SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Psychometric examination of a Brazilian adaptation of the Expressions of Spirituality Inventory - RevisedPromoting proactive behavior of convicts in process of social reintegration: An experience report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294XOn-line version ISSN 1678-4669

Abstract

GAVILLON, Póti; BAUM, Carlos  and  MARASCHIN, Cleci. Dos modelos às políticas: O papel da representação nas Ciências Cognitivas. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2017, vol.22, n.2, pp. 144-151. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20170015.

Neste artigo discutimos diferentes concepções de representação em algumas produções científicas relacionadas aos estudos da cognição. Nossa análise é produzida a partir dos contrastes criados entre a produção de modelos de processamento de informação - objetivo comum das pesquisas experimentais em psicologia cognitiva - e a construção de políticas cognitivas (Kastrup, 1999). Partimos da distinção entre representação forte, na qual a relação entre sujeito e objeto é dada a partir da reconstrução interna do segundo pelo primeiro, e representação fraca indicando apenas uma referência e não necessariamente uma correspondência entre sujeito e objeto (Varela, Thompson, & Rosch, 2003). Buscamos apontar que o modo como a representação é concebida define a forma como explicamos a cognição e essas explicações, por sua vez, contribuem para definir os modos de existência da cognição no mundo.

Keywords : modelos; políticas cognitivas; representação; objetividade; cognição.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License