SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Promoting proactive behavior of convicts in process of social reintegration: An experience reportHope and quality of life of mature people who have a relationship with same sex people author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294XOn-line version ISSN 1678-4669

Abstract

COSTA, Pedro Henrique Antunes da et al. Levantamento da rede de atenção aos usuários de drogas: Um estudo exploratório. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2017, vol.22, n.2, pp. 160-171. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20170017.

O presente estudo realizou um levantamento e análise da rede de atenção aos usuários de drogas de Juiz de Fora, Minas Gerais. Os procedimentos utilizados foram: 36 entrevistas e coleta de informações sobre os serviços junto a gestores/profissionais e em bases de dados. Foram identificados 184 serviços assistenciais, sendo 114 do setor saúde, 16 da assistência social e 54 recursos comunitários. Apesar da heterogeneidade de dispositivos e abordagens, existe uma hegemonia de oferta de serviços não governamentais na assistência aos usuários de drogas. As seguintes conclusões são feitas: necessidade de ampliação da rede de atenção básica; implantação de mais Centros de Atenção Psicossocial em álcool e drogas; expansão da rede atenção psicossocial; reestruturação da atenção a mulheres, crianças e adolescentes; ampliação da rede de urgência e emergência; e maior distribuição dos serviços, principalmente os governamentais especializados.

Keywords : serviços de saúde pública; droga (uso); droga (abuso); saúde mental; políticas públicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License