SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Levantamento da rede de atenção aos usuários de drogas: Um estudo exploratórioLoucura e abuso de substâncias psicoativas: Desinstitucionalização e as vicissitudes da parentalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

SILVA, João Paulo Ferreira da; INOUYE, Keika; ORLANDI, Fabiana de Souza  e  PAVARINI, Sofia Cristina Iost. Esperança e qualidade de vida de envelhescentes que se relacionam com pessoas do mesmo sexo. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2017, vol.22, n.2, pp. 172-182. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20170018.

Esta pesquisa teve como objetivo comparar os níveis de esperança e a qualidade de vida de uma amostra de indivíduos envelhescentes (na faixa dos 40 aos 65 anos) que se relacionam com pessoas do mesmo sexo de maneira secreta e aberta à sociedade. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: Escala de Esperança de Herth (EEH) e WHOQOL-bref. A amostra foi dividida em grupos: (a) GAon (n = 52): envelhescentes que se relacionam com pessoas do mesmo sexo de forma aberta à sociedade; (b) GFoff (n = 51): envelhescentes que mantém a homossexualidade de maneira secreta. Os dados mostraram que o GFoff apresenta escores qualidade de vida (domínios psicológico, relações sociais e meio ambiente) e esperança mais elevados quando comparados com o GAon.

Palavras-chave : gerontologia; envelhecimento; homossexualidade; qualidade de vida; esperança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License