SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Hope and quality of life of mature people who have a relationship with same sex peopleThe record on collective electronic chart in the context of the psychologist's work in Family Health Strategy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294XOn-line version ISSN 1678-4669

Abstract

BARBOSA, Adilane dos Santos et al. Loucura e abuso de substâncias psicoativas: Desinstitucionalização e as vicissitudes da parentalidade. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2017, vol.22, n.2, pp. 183-194. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20170019.

O exercício da parentalidade por sujeitos com um sofrimento psíquico, com ênfase para os que são socialmente reconhecidos como loucos e para os que desenvolveram uma relação de dependência para com as substâncias psicoativas, é um tema pouco problematizado. O objetivo principal desse artigo foi analisar como o exercício da parentalidade contribui na história de vida desses sujeitos para o restabelecimento dos laços e para a reinserção social. Trata-se de um estudo comparativo de casos no qual se utilizou a História de Vida. Participaram do estudo dois homens, por meio de entrevistas gravadas e transcritas. As entrevistas produzidas foram analisadas a partir de três categorias, visando realizar a análise do discurso. As categorias -"Os desafios da parentalidade na loucura e na dependência de substâncias psicoativas"; "A reinserção a partir da reconstrução de uma nova família"; e "Construindo Caminhos" - serviram como eixos para discussão dos dados produzidos na pesquisa.

Keywords : desinstitucionalização; parentalidade; loucura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License