SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Esperança e qualidade de vida de envelhescentes que se relacionam com pessoas do mesmo sexoO registro em prontuário coletivo no trabalho do psicólogo na Estratégia Saúde da Família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

BARBOSA, Adilane dos Santos et al. Loucura e abuso de substâncias psicoativas: Desinstitucionalização e as vicissitudes da parentalidade. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2017, vol.22, n.2, pp. 183-194. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20170019.

O exercício da parentalidade por sujeitos com um sofrimento psíquico, com ênfase para os que são socialmente reconhecidos como loucos e para os que desenvolveram uma relação de dependência para com as substâncias psicoativas, é um tema pouco problematizado. O objetivo principal desse artigo foi analisar como o exercício da parentalidade contribui na história de vida desses sujeitos para o restabelecimento dos laços e para a reinserção social. Trata-se de um estudo comparativo de casos no qual se utilizou a História de Vida. Participaram do estudo dois homens, por meio de entrevistas gravadas e transcritas. As entrevistas produzidas foram analisadas a partir de três categorias, visando realizar a análise do discurso. As categorias -"Os desafios da parentalidade na loucura e na dependência de substâncias psicoativas"; "A reinserção a partir da reconstrução de uma nova família"; e "Construindo Caminhos" - serviram como eixos para discussão dos dados produzidos na pesquisa.

Palavras-chave : desinstitucionalização; parentalidade; loucura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License