SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2The record on collective electronic chart in the context of the psychologist's work in Family Health StrategyChildhood in the hotseat: On diagnostic labeling and the trivialized practice of psychotropic prescriptions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294XOn-line version ISSN 1678-4669

Abstract

LEITE, Loiva dos Santos  and  ROCHA, Kátia Bones. Educação Permanente em Saúde: Como e em que espaços se realiza na perspectiva dos profissionais de saúde de Porto Alegre. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2017, vol.22, n.2, pp. 203-213. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20170021.

O artigo parte de uma tese de doutorado e apresenta a perspectiva de profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Porto Alegre no que diz respeito a como e em que espaços é possível realizar Educação Permanente em Saúde (EPS). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, para a qual foram entrevistados vinte e quatro sujeitos através de entrevistas semiestruturadas. Utilizou-se análise temática e os resultados foram organizados nas categorias como e espaços. Como refere modos de promover EPS e espaço remete a uma configuração que reflete a dinâmica que o produziu. Como fazer se conforma em algum espaço seja concreto, simbólico ou engendrado a partir de determinadas necessidades. Capacitações, cursos, seminários, reuniões de equipe, matriciamento, cotidiano dos serviços e fóruns da RAPS sintetizam os dados referidos pelos sujeitos. Concluiu-se que os espaços de EPS podem promover conexões entre diferentes profissionais e práticas, reforçando diálogos e articulações através do como fazer.

Keywords : educação permanente em saúde; saúde mental; rede de atenção psicossocial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License