SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2La infancia en la línea de fuego: Sobre etiquetas diagnósticas y la banalización de la prescripción de psicofármacosPropuestas de reducción de la edad penal en Brasil y el Estatuto del Niño y del Adolescente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos de Psicologia (Natal)

versión impresa ISSN 1413-294Xversión On-line ISSN 1678-4669

Resumen

CAMPOS, Maria Isabel de  y  RUEDA, Fabián J. M.. Regressão linear e quadrática: Análises comparativas de efeito em medidas do comportamento organizacional. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2017, vol.22, n.2, pp. 225-234. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20170023.

Este estudo apresenta análises comparativas entre modelos de regressão linear múltipla e de regressão quadrática. Foram utilizados valores organizacionais reais e desejados como variáveis independentes e satisfação com o trabalho como variável dependente. A amostra contou com 213 trabalhadores de todas as regiões do Brasil, homens e mulheres, predominantemente com formação em nível superior, atuantes em empresas de diversos setores. A regressão quadrática possibilitou o encontro de explicações de variância de maior magnitude, quando comparada ao modelo linear. Análises de gráficos de superfície ampliaram o entendimento a respeito dos efeitos promovidos pelas variáveis independentes sobre as dependentes. São apresentadas considerações sobre a seleção de modelos de regressão tanto no contexto acadêmico, quanto na prática organizacional.

Palabras clave : regressão estatística; compatibilidade indivíduo-organização; comportamento organizacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License