SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Memória de testemunhas oculares para faces em casos criminais: Uma análise de arquivo de retratos falados positivosAvaliação neuropsicológica de pacientes com fibromialgia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

PESTUN, Magda Solange Vanzo. Transtornos de aprendizagem não verbal e discalculia do desenvolvimento: Diagnóstico diferencial de duas crianças brasileiras. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2017, vol.22, n.3, pp. 257-263. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20170026.

Transtornos de aprendizagem não verbal (TANV), ainda pouco divulgado no Brasil, caracterizam-se por prejuízos nos domínios visuoespacial, integração visuomotora, motricidade fina, habilidades matemáticas e dificuldade social e emocional. Discalculia do Desenvolvimento (DD) é um transtorno do neurodesenvolvimento, com prejuízo na aquisição de habilidades aritméticas básicas, incluindo armazenagem e recuperação de fatos aritméticos, fluência e precisão de cálculo, e domínio do senso numérico. Apesar de ambos serem um transtorno persistente de aprendizagem matemática, envolvem prejuízos diferentes. Este relato de caso tem o objetivo de descrever, comparar e analisar o perfil neuropsicológico de duas crianças brasileiras, com queixa similar, e diagnóstico distinto.

Palavras-chave : transtornos de aprendizagem não verbal; discalculia do desenvolvimento; diagnóstico diferencial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License