SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Avaliação neuropsicológica de pacientes com fibromialgiaDependência química e fortalecimento psicossocial pelas práticas esportivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

MALUF, Rafael Gustavo; BANDEIRA, Marina de Bittencourt  e  OLIVEIRA, Daniela Carine Ramires de. Satisfação dos pacientes psiquiátricos nos serviços residenciais terapêuticos: Uma experiência positiva de desintitucionalização psiquiátrica. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2017, vol.22, n.3, pp. 274-284. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20170028.

O estudo objetivou avaliar a satisfação dos pacientes psiquiátricos nos Serviços Residenciais Terapêuticos-SRTs de Barbacena-MG. A população era de 154 indivíduos, dos quais 45 compuseram a amostra estudada. Os sujeitos foram entrevistados com aplicação da escala SATIS-BR. Os resultados indicaram alto grau de satisfação com os serviços, globalmente e nas dimensões competência e compreensão da equipe, acolhida e ajuda recebida, e infraestrutura. O grau de satisfação foi independente da maioria das características sociodemográficas ou clínicas dos sujeitos, quando analisadas isoladamente. Análise multivariada indicou maior satisfação para pacientes alfabetizados e que faziam algum tipo de tratamento (e.g. hidroginástica e atividades físicas), além do medicamentoso e da terapia ocupacional. Conclui-se que os SRTs são uma alternativa viável de política de saúde mental, sob a perspectiva dos moradores.

Palavras-chave : residência terapêutica; satisfação do paciente; serviço comunitário; transtorno mental; saúde mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License