SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Satisfação dos pacientes psiquiátricos nos serviços residenciais terapêuticos: Uma experiência positiva de desintitucionalização psiquiátricaUso de medicamentos psicotrópicos e repercussões existenciais para usuários de um CAPS II índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

MENDES, Marcelo Simões. Dependência química e fortalecimento psicossocial pelas práticas esportivas. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2017, vol.22, n.3, pp. 285-292. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20170029.

A questão sobre o abuso de drogas tem manifestado a urgência por medidas que fomentem o tratamento sobre a mesma. O presente relato de experiência profissional procurou apresentar uma proposta de intervenção em que a prática esportiva foi utilizada como importante instrumento no processo de tratamento para pessoas com dependência de álcool e outras drogas. Foi percebido que a prática esportiva colaborou para o desenvolvimento dos recursos internos dos participantes, atuando como medida para o fortalecimento psicossocial dos usuários por meio do desenvolvimento da autoestima, perseverança, disciplina, superação, dentre outros.

Palavras-chave : intervenção psicossocial; reabilitação da droga; esportes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License