SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Dependência química e fortalecimento psicossocial pelas práticas esportivasA organização do trabalho prisional e as vivências de prazer e sofrimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

CAVALCANTE, Deisiluce Miron  e  CABRAL, Barbara Eleonora Bezerra. Uso de medicamentos psicotrópicos e repercussões existenciais para usuários de um CAPS II. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2017, vol.22, n.3, pp. 293-304. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20170030.

A medicalização, compreendida como fenômeno social constituído pela primazia da racionalidade biomédica, vem sendo intensamente estudada na contemporaneidade. Nesse contexto, a pesquisa objetivou compreender de que modos o uso de psicotrópicos repercute na vida de usuários de um CAPS II. Assumiu caráter qualitativo, recorrendo à cartografia como modo de investigação. A produção dos dados ocorreu através da colheita de depoimentos dos usuários - pelo estímulo à narração de sua experiência com o uso da medicação -, tanto individual como coletivamente, e da escrita de diários de campo. A análise ocorreu pela interlocução com o material colhido, mediante leituras dos depoimentos e diários, revelando-se aspectos cruciais. Dos resultados, destaca-se a posição central da medicação no tratamento, a relação ambivalente dos usuários com o seu uso e o preconceito sofrido. Indica-se a necessidade do reconhecimento da singularidade dos usuários no planejamento e efetivação de projetos terapêuticos, reposicionando criticamente a supremacia do saber biomédico.

Palavras-chave : medicalização; psicotrópicos; saúde mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License