SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3A organização do trabalho prisional e as vivências de prazer e sofrimentoAssistência oferecida a estudantes que relatam serem vítimas de bullying índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

AQUINO, Cássio Adriano Braz de et al. Apropriações psicológicas do campo da saúde do trabalhador: uma revisão sistemática. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2017, vol.22, n.3, pp. 316-324. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20170032.

O texto investiga formas de apropriação do campo da Saúde do Trabalhador pela Psicologia através de uma revisão sistemática de 37 artigos publicados no Brasil no período de 2010 a 2015, disponíveis no Portal de Periódicos da Capes e no Portal de Periódicos de Psicologia (PePSIC). Utilizaram-se como descritores "Saúde do Trabalhador" e "Psicologia". Observou-se estabilidade das produções nesse campo, com destaque à utilização de relato de pesquisas, uso de métodos qualitativos e base teórica fundamentada na perspectiva dos estudos e pesquisas em subjetividade e trabalho. As vias de apropriação da categoria trabalho pela Psicologia concentram-se nas vertentes Social e Clínica, com predomínio das publicações nas regiões Sudeste e Sul e foco em pesquisas com trabalhadores da saúde. As formas de apreensão da Psicologia no campo da Saúde do Trabalhador são diversificadas, demandando atenção com a interdisciplinaridade, apontando para a ampliação do diálogo entre saúde mental e saúde do trabalhador.

Palavras-chave : saúde do trabalhador; psicologia; trabalho; produção científica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License