SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Apropriações psicológicas do campo da saúde do trabalhador: uma revisão sistemáticaRepertórios interpretativos acerca do preconceito racial no futebol índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

SILVA, Jorge Luiz da et al. Assistência oferecida a estudantes que relatam serem vítimas de bullying. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2017, vol.22, n.3, pp. 325-335. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20170033.

Estudo transversal que objetivou verificar se estudantes vítimas de bullying contam que estão sendo agredidos e se o tipo de agressão sofrida se relaciona à assistência que recebem. Participaram 232 estudantes do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental que responderam um questionário autoaplicável. Os resultados indicaram um percentual de vítimas de 22,2%. Prevaleceu para os meninos não contar a ninguém sobre as agressões sofridas e para as meninas contar aos professores. Agressão verbal se associou com não contar a ninguém, o mesmo ocorrendo em relação a se sofrer agressão psicológica e contar aos pais. Não fazer nada foi a reação predominante frente aos relatos feitos pelos meninos. Já as meninas foram auxiliadas na maioria das vezes que contaram a alguém. Houve associação entre agressão verbal e a intervenção de se conversar/orientar a vítima. Denota-se a necessidade de atenção aos relatos de bullying, com vistas ao oferecimento de intervenções resolutivas.

Palavras-chave : bullying; violência nas escolas; intervenção social; professor; pais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License