SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4A sobreposição dimensional entre o estímulo e a resposta na dimensão vertical provoca um decaimento do efeito Simon índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

BERGEROT, Cristiane Decat et al. Implementação de Programa de Psico-Oncologia segundo recomendações internacionais aplicadas em Serviço Público Brasileiro. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2017, vol.22, n.4, pp. 350-357. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20170036.

A elaboração de protocolos internacionais para avaliação do distress deu maior visibilidade para a inserção do domínio psicossocial nos serviços de Oncologia. Esse estudo procurou identificar os instrumentos utilizados no Brasil, descrever os procedimentos para implementação dessas diretrizes e apresentar os resultados preliminares de um hospital público. No Brasil, essas recomendações se encontram pouco difundidas. Entretanto, comprovou-se a viabilidade e benefícios desse novo modelo de atendimento. Houve um aumento substancial no número de pacientes atendidos, sugerindo agilidade para identificação do distress. Esse programa organizou e otimizou a assistência, facilitou a comunicação interprofissional e garantiu a identificação das necessidades dos pacientes.

Palavras-chave : psico-oncologia; rotina; distress; avaliação psicossocial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License