SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4Implementation of a Psycho-Oncology Program according to international recommendations applied in a Brazilian Public ServiceProcedures to teach mand frames and to promote variation of the responses in children with autism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294XOn-line version ISSN 1678-4669

Abstract

CONDE, Erick Francisco Quintas et al. A sobreposição dimensional entre o estímulo e a resposta na dimensão vertical provoca um decaimento do efeito Simon. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2017, vol.22, n.4, pp. 358-365. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20170037.

Na tarefa de Simon, a resposta é mais rápida quando os locais do estímulo e da resposta são espacialmente correspondentes do que quando estão em lados opostos (efeito Simon - ES). O ES foi observado ao longo das dimensões horizontal e vertical. O ES horizontal diminui à medida que aumenta o tempo de reação, o que não ocorre com o ES vertical. Neste trabalho, investigamos o ES vertical com estímulos e respostas localizados ambos ao longo da dimensão vertical. Os resultados mostraram um ES decrescente na dimensão vertical sugerindo que mecanismos semelhantes estão envolvidos nos efeitos Simon horizontal e vertical.

Keywords : sobreposição dimensional; efeito Simon; dimensão vertical.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License