SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4Implementação de Programa de Psico-Oncologia segundo recomendações internacionais aplicadas em Serviço Público BrasileiroProcedimento para ensino de mandos e para promover variação na topografia das respostas em crianças autistas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

CONDE, Erick Francisco Quintas et al. A sobreposição dimensional entre o estímulo e a resposta na dimensão vertical provoca um decaimento do efeito Simon. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2017, vol.22, n.4, pp. 358-365. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20170037.

Na tarefa de Simon, a resposta é mais rápida quando os locais do estímulo e da resposta são espacialmente correspondentes do que quando estão em lados opostos (efeito Simon - ES). O ES foi observado ao longo das dimensões horizontal e vertical. O ES horizontal diminui à medida que aumenta o tempo de reação, o que não ocorre com o ES vertical. Neste trabalho, investigamos o ES vertical com estímulos e respostas localizados ambos ao longo da dimensão vertical. Os resultados mostraram um ES decrescente na dimensão vertical sugerindo que mecanismos semelhantes estão envolvidos nos efeitos Simon horizontal e vertical.

Palavras-chave : sobreposição dimensional; efeito Simon; dimensão vertical.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License