SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4A sobreposição dimensional entre o estímulo e a resposta na dimensão vertical provoca um decaimento do efeito SimonUma "monstra perigosa": Pistas de Carolina Maria de Jesus para a intervenção psicossocial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

GUIMARAES, Mariana Chernicharo  e  MICHELETTO, Nilza. Procedimento para ensino de mandos e para promover variação na topografia das respostas em crianças autistas. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2017, vol.22, n.4, pp. 366-377. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20170038.

Este estudo avaliou um procedimento para ensinar e produzir variabilidade em topografias de mando para duas crianças com autismo. Os objetivos foram: 1) ensinar novas topografias de mando por um procedimento de fading out do modelo verbal, 2) verificar se novas topografias de mando eram emitidas por generalização recombinativa, e 3) ensinar variabilidade pelo reforçamento direto do variar. Cinco topografias de mando foram ensinadas por um procedimento de fading out do modelo ecoico. Para ensinar variabilidade, usou-se o esquema Lag no qual reforçamento era contingente à resposta ser diferente das anteriores. O esquema Lag foi aumentado gradualmente. Os resultados mostraram que as crianças aprenderam as cinco topografias de mando. Novas topografias emergiram por generalização recombinativa, i.e., combinações entre topografias de mando ensinadas com novos objetos e partes abstraídas das diferentes topografias recombinadas em novas topografias. Variabilidade foi produzida só quando variações foram reforçadas após o ensino das topografias de mando.

Palavras-chave : variabilidade de resposta; criatividade; aprendizagem por discriminação; mando; autismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License