SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4Procedimento para ensino de mandos e para promover variação na topografia das respostas em crianças autistasEntre canteiros e nuvens, perigos e guarda-chuvas: A experiência de uma pesquisa-intervenção com pessoas em situação de rua índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

OLIVEIRA, Érika Cecília Soares. Uma "monstra perigosa": Pistas de Carolina Maria de Jesus para a intervenção psicossocial. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2017, vol.22, n.4, pp. 378-388. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20170039.

Este artigo toma como pressuposto que a atuação profissional em psicologia deve ter claramente um compromisso ético-político, algo que ainda não se vê com contundência, sobretudo a partir de relatos que demonstram a experiência de psicóloga(o)s em instituições públicas e sua permanência em modelos tradicionais de intervenção. Seu objetivo principal é colocar em evidência debates que considerem os modos de vida dos diferentes grupos sociais, a fim de produzir articulações entre os múltiplos marcadores sociais das diferenças que, por vezes, os constituem. Para tanto, trago um livro de Carolina Maria de Jesus - Quarto de despejo: diário de uma favelada - como possibilidade de construir diálogos transdisciplinares a respeito de eixos de poder e diferenciação, aproximando-me de seu território existencial a fim de compreender o modo como essa escritora produz conhecimento sobre sua realidade. Trata-se de propor um exercício que coloque em relevo a complexidade dos sujeitos para os quais direcionamos nossas intervenções psicossociais.

Palavras-chave : marcadores sociais das diferenças; desigualdade social; intervenção psicossocial; feminismos; Carolina Maria de Jesus.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License