SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4A "dangerous female monster": Carolina Maria de Jesus' clues to the psychosocial interventionSocial interaction between affirmative action students and regular students and influences in the social and academic integration at university author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294XOn-line version ISSN 1678-4669

Abstract

AMORIM, Ana Karenina de Melo Arraes; NOBRE, Maria Teresa; COUTINHO, André Feliphe Jales  and  GOMES, Francisco Emanuel Soares. Entre canteiros e nuvens, perigos e guarda-chuvas: A experiência de uma pesquisa-intervenção com pessoas em situação de rua. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2017, vol.22, n.4, pp. 389-400. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20170040.

O artigo apresenta uma experiência de pesquisa-intervenção com pessoas em situação de rua, que buscou conhecer suas condições e trajetórias de vida, as violações de direitos sofridas, bem como suas necessidades, projetos e formas de resistência. A inserção no campo de pesquisa ocorreu por meio de uma etnografia. Foram realizadas entrevistas que possibilitaram a construção de um inventário de narrativas. Estas apontam algumas dificuldades enfrentadas pelas pessoas em situação de rua, como o preconceito, o não-lugar na cidade, a fragilidade das políticas públicas, a violência policial, e outras violações de direitos. As narrativas ainda revelam as multiplicidades da vida e as estratégias, táticas e astúcias desenvolvidas por essas pessoas para sua sobrevivência nas ruas. Por fim, destacamos a importância dos vínculos, solidariedades e produção de coletivos como vias emancipatórias em favor da invenção da vida e da luta por direitos humanos que ganham contornos neste contexto.

Keywords : população em situação de rua; pesquisa-intervenção; narrativas; direitos humanos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License