SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4Uma "monstra perigosa": Pistas de Carolina Maria de Jesus para a intervenção psicossocialInteração entre estudantes cotistas e não cotistas e sua influência na integração social e desempenho acadêmico na universidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

AMORIM, Ana Karenina de Melo Arraes; NOBRE, Maria Teresa; COUTINHO, André Feliphe Jales  e  GOMES, Francisco Emanuel Soares. Entre canteiros e nuvens, perigos e guarda-chuvas: A experiência de uma pesquisa-intervenção com pessoas em situação de rua. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2017, vol.22, n.4, pp. 389-400. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20170040.

O artigo apresenta uma experiência de pesquisa-intervenção com pessoas em situação de rua, que buscou conhecer suas condições e trajetórias de vida, as violações de direitos sofridas, bem como suas necessidades, projetos e formas de resistência. A inserção no campo de pesquisa ocorreu por meio de uma etnografia. Foram realizadas entrevistas que possibilitaram a construção de um inventário de narrativas. Estas apontam algumas dificuldades enfrentadas pelas pessoas em situação de rua, como o preconceito, o não-lugar na cidade, a fragilidade das políticas públicas, a violência policial, e outras violações de direitos. As narrativas ainda revelam as multiplicidades da vida e as estratégias, táticas e astúcias desenvolvidas por essas pessoas para sua sobrevivência nas ruas. Por fim, destacamos a importância dos vínculos, solidariedades e produção de coletivos como vias emancipatórias em favor da invenção da vida e da luta por direitos humanos que ganham contornos neste contexto.

Palavras-chave : população em situação de rua; pesquisa-intervenção; narrativas; direitos humanos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License