SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4Different family configurations of adoption applicants: Implications for habilitation process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294XOn-line version ISSN 1678-4669

Abstract

MARDONES, Rodolfo E.  and  ULLOA, Jorge. Construção subjetiva do território: Experiências del habitar a província de Bio Bio, Chile. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2017, vol.22, n.4, pp. 422-431. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20170043.

O objetivo deste artigo foi "compreender a construção subjetiva do território de moradores da cidade, o campo e o território indígena da província de Bio Bio, Chile". Em particular, caracteriza-se e compararam a discursos dos participantes sobre a construção do território. Ele é investigado a partir de uma perspectiva qualitativa, realizando uma coleta de dados através da combinação de duas estratégias: deriva e entrevistas em profundidade, que foram analisadas pela análise temático de conteúdo. Os resultados são apresentados em termos de conteúdos teóricos estudados em cada território. Conclui-se que a construção subjetiva do território é marcada pela relação entre o material e o simbólico, relação com os outros, e experiência emocional com lugares.

Keywords : construção subjetiva; território; apropriação do espaço; relações com a comunidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License