SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Predição das variáveis sociemocionais no desempenho acadêmico e chance de evasão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

CHARIGLIONE, Isabelle Patriciá Freitas Soares; JANCZURA, Gerson Américo  e  BELLEVILLE, Sylvie. Intervenções cognitivas no aprimoramento da memória em idosos saudáveis: o uso de metodologias canadense (MEMO) e brasileira (Stimullus). Estud. psicol. (Natal) [online]. 2018, vol.23, n.1, pp. 2-13. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20180002.

Este estudo investigou os efeitos de um treino de memória (MEMO) e de uma estimulação da memória (Stimullus) em idosos com envelhecimento cognitivo normal. O estudo foi realizado com 44 participantes de ambos os sexos, saudáveis e com mais de 60 anos de idade. Aplicou-se um delineamento controlado randomizado com dois grupos que receberam intervenções cognitivas e um grupo controle sem intervenção, com avaliações pré e pós-intervenção. Os resultados demonstraram que a intervenção do tipo MEMO produziu mais ganhos cognitivos do que Stimullus. O teste de memória visual e o teste de associação nome-rosto apresentaram diferenças significativas entre os grupos, mas os testes de recuperação livre de palavras e reconhecimento de imagens não foram sensíveis às intervenções.

Palavras-chave : idosos; memória; intervenção cognitiva; estimulação cognitiva; treino cognitivo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License