SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Intervenções cognitivas no aprimoramento da memória em idosos saudáveis: o uso de metodologias canadense (MEMO) e brasileira (Stimullus)Adaptação e adversidade no cotidiano de trabalhadores sertanejos em canções de Luiz Gonzaga índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo; SILVA, Jasiele Aparecida de Oliveira; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos  e  OLIVEIRA, Katya Luciane de. Predição das variáveis sociemocionais no desempenho acadêmico e chance de evasão. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2018, vol.23, n.1, pp. 14-21. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20180003.

Variáveis sociocognitivas e socioafetivas estão associadas ao aprendizado e ao processo de adaptação ao ensino superior. Com desenho longitudinal, esta pesquisa objetivou verificar o poder preditivo destas variáveis no desempenho acadêmico e a chance de evasão percebida por estudantes do ensino superior. Participaram 136 alunos de educação física de uma instituição particular. Foram aplicados no início do semestre um questionário sobre autoeficácia e expectativas de desempenho juntamente com o Social and Emotional or Non-cognitive Nationwide Assessment. No final do semestre, após o conhecimento das notas, foi aplicado o questionário sobre autoeficácia e satisfação com o desempenho. Os resultados revelaram que, em sentido negativo, o principal preditor das chances de evasão foi a autoeficácia para conscienciosidade. A crença em ser um aluno organizado, capaz de autorregular-se, ser esforçado e autônomo leva o aluno a perceber-se com menores chances de evasão, independente dos resultados imediatos de avaliações acadêmicas.

Palavras-chave : avaliação psicológica; universidade; avaliação educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License