SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Predição das variáveis sociemocionais no desempenho acadêmico e chance de evasãoDesenvolvimento profissional: Proposição de um modelo conceitual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

TURRI, Geovanna Santana de Souza; FARO, André  e  ARAUJO, Marley Rosana Melo de. Adaptação e adversidade no cotidiano de trabalhadores sertanejos em canções de Luiz Gonzaga. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2018, vol.23, n.1, pp. 22-32. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20180004.

Luiz Gonzaga, em algumas de suas canções, canta a história de vida daqueles que partem em busca de um trabalho melhor, numa tentativa de amenizar a precariedade da vida. Em vista disso, esta pesquisa buscou identificar características da realidade de vida sertaneja, suas relações com o trabalho e mecanismos adaptativos narrados nas canções de Luiz Gonzaga. O corpus textual foi composto por 36 canções e as letras foram catalogadas e analisadas com o auxílio do programa IRAMUTEQ, que gerou quatro classes léxicas: Caracterização do trabalho sertanejo; Migração; Desejo de retorno à terra e Proteção divina. Percebeu-se que ele cantava os sertanejos e as estratégias de enfrentamento que eles desenvolvem na tentativa de se adaptarem positivamente às adversidades. Finalmente, acredita-se que conhecer o conteúdo das canções de Luiz Gonzaga ajudou a compreender representações do contexto sertanejo em memórias e elementos cotidianos da vida desse povo.

Palavras-chave : enfrentamento; adaptação; sertão; trabalho; canção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License