SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Desenvolvimento profissional: Proposição de um modelo conceitualConservadorismo, posicionamento político e preconceito contra casais adotivos homossexuais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

MACEDO, Joao Paulo et al. Formação em Psicologia e oligopolização do ensino superior no Brasil. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2018, vol.23, n.1, pp. 46-56. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20180006.

Objetiva-se situar o cenário atual da organização dos cursos de Psicologia no Brasil frente ao processo de expansão e mercantilização do ensino superior. Metodologicamente realizou-se pesquisa descritiva-exploratória com base nas informações oficiais da educação superior relacionadas aos cursos de Psicologia, além de relatórios financeiros dos grupos educacionais e consultorias especializadas em fundos de investimentos das IES que ofertam cursos de Psicologia. Os resultados indicam o aprofundamento do contexto de mercantilização do ensino superior e a formação de players da educação (grandes oligopólios), que concentram significativas parcelas do mercado. A formação em Psicologia segue a mesma tendência: intensificação do caráter privado e interiorização das agências formadoras, inclusive em localidades de menor porte populacional, além de um considerável percentual (26,25%) de cursos vinculados a grandes grupos educacionais no Brasil.

Palavras-chave : ensino superior; interiorização de cursos de graduação; oligopólios da educação; formação do psicólogo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License