SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Estudos em psicologia e áreas interdisciplinares sobre a população em situação de rua índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

LERMEN, Helena Salgueiro  e  CUNICO, Sabrina Daiana. Análise dos comentários de notícias sobre violência contra as mulheres. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2018, vol.23, n.1, pp. 78-88. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20180009.

Diversos foram os avanços no campo legal no que diz respeito ao combate à violência de gênero. Porém, ainda é frequente a veiculação de reportagens na mídia que atestam a ocorrência de casos de agressão contra as mulheres. O objetivo deste artigo foi analisar, por meio da análise crítica do discurso, os comentários de internautas publicados em resposta às reportagens que tratam sobre estes casos, veiculadas em dois portais nacionais de notícias. A partir desta análise, concluímos que as alterações nas legislações acerca da violência contra as mulheres não parecem estar sendo acompanhadas de mudanças de paradigmas de gênero. Isto porque, de modo geral, a culpabilização das vítimas foi seguida da minimização da agressão praticada pelos homens, revelando o quanto as mulheres ainda são vistas como objetos e propriedades masculinas. Situação que aponta para a necessidade do desenvolvimento de ações estatais que sejam sustentadas pela mudança das assimetrias de gênero.

Palavras-chave : violência; gênero; mídia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License