SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2A atuação dos psicólogos em Unidades de Saúde da Família: Relações entre Gênero Profissional e saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

BARBOSA, Viviane da Mata  e  PUENTE-PALACIOS, Katia Elizabeth. A coesão de equipes em cena: Discussão da sua natureza e consequentes. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2018, vol.23, n.2, pp. 89-98. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20180010.

Considerando a centralidade da coesão para o bom desempenho de equipes de trabalho, foi realizada uma pesquisa empírica com o objetivo de identificar a estrutura dimensional do fenômeno e elucidar os seus componentes constitutivos, assim como investigar o poder preditivo da coesão em relação à efetividade de equipes. A realização do estudo empírico contou com as respostas de 177 membros de equipes, em uma primeira amostra, e uma segunda amostra composta por 138 participantes. Uma escala de medida da coesão, em língua inglesa, serviu como referência para a elaboração de um instrumento adequado ao contexto brasileiro. Os resultados da análise fatorial exploratória mostraram que a solução unifatorial foi a mais satisfatória e explica aproximadamente 72% de variância. Análises de padrões de variância dentro e entre grupos revelaram que a medida foca em fenômeno do nível individual e não no nível das equipes (meso). As correlações com os critérios de efetividade mostraram associações significativas e positivas entre as variáveis, mostrando o poder preditivo da medida.

Palavras-chave : processos grupais; efetividade de equipes; satisfação de equipes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License