SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2A coesão de equipes em cena: Discussão da sua natureza e consequentesRevisão integrativa sobre a prática infracional na adolescência (2005/2014) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

DUARTE, Lucas Có Barros  e  MORAES, Thiago Drumond. A atuação dos psicólogos em Unidades de Saúde da Família: Relações entre Gênero Profissional e saúde. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2018, vol.23, n.2, pp. 99-110. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20180011.

Esse estudo se propõe a descrever as percepções que os psicólogos têm acerca das atividades de trabalho que desenvolvem nas Unidades de Saúde da Família (USF) e os efeitos do trabalho percebidos por esses profissionais em sua saúde. Para tanto, utiliza-se a análise da atividade de trabalho do psicólogo em serviços de APS, inspirando-se nas abordagens da Ergonomia francesa e da Clínica da Atividade. Foram realizados cinco encontros com seis psicólogas de USF e empregada a técnica de instrução ao sósia com três participantes desse grupo. Os encontros e as instruções ao sósia foram gravados, e os conteúdos foram analisados por meio da análise do discurso. Discute-se a fragilidade do coletivo e do Gênero Profissional de psicólogos atuantes em USF, acarretando na atuação solitária e consequente dificuldade para lidar com as demandas e os desafios do cotidiano de trabalho, bem como o impacto na saúde desses trabalhadores.

Palavras-chave : saúde ocupacional; atuação do psicólogo; serviços de saúde pública.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License